Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

terça-feira, 22 de março de 2011

Podemos tomar decisões baseados 100% numa leitura de tarot?

Mais uma da série baseada no livro 78 degrees of wisdom, da Rachel Pollack.

Esse livro tem uma parte extensa e muito rica no que concerne leitura de tarot. Desde reflexões, como esta, até a prática e simulações do que seria, por exemplo, ter um Imperador quando a pergunta é sobre relacionamentos? Aliás, esse é um ponto muito interessante: como fazer os símbolos que estudamos e reconhecemos em diferentes decks parte da leitura e do cotidiano ou mesmo, da reflexão de autoconhecimento?

Bom, as leituras são uma forma de esquematizar os símbolos e tirar o melhor dos símbolos e do que queremos saber deles. É como organizar um gráfico ou mesmo, diagramar uma página. Mas, será que o nosso layout é sempre o melhor? Ou as nossas perguntas? Ou as decisões que tomamos são as melhores, baseadas no que lemos?

Durante essas ideias todas, Rachel Pollack coloca: "o problema de tomar uma decisão baseado numa leitura de tarot é nunca saberemos como seria o outro lado, o que não fizemos, o que decidimos não fazer, uma vez que nos decidimos pela tendência da leitura". - versão minha.

E acho que aí fica o grande ponto de discernimento entre o tarólogo e o consulente... Se temos uma boa leitura, com bons prognósticos ou ainda, uma reflexão com um arcano bacana de trabalhar como A Estrela, significa que podemos ou devamos seguir essas energias cegamente?

Bom, eu não acho que podemos chorar sobre o leite derramado... o que eu quero dizer é que o "ah, mas e se..." não resolve. Quando temos uma leitura ou um conselho de um arcano, seja O Sol, seja A Torre recebemos duas cargas: a primeira impressão sobre o arcano e algumas ideias que já temos e, posteriormente, o que passamos, sentimentos e percebemos no período em que se mostram. E ambos são importantes e merecem igual atenção... tanto para MUDAR de rumo... de rota... quanto para sentir e seguir em frente.

Existem movimentos na vida que não conseguimos evitar... acho que A Morte e A Torre, por exemplo, nos falam muito sobre isso... e não tenho muita certeza sobre como podemos evitá-las... Por outro lado, quando A Imperatriz nos fala de criatividade e de energia feminina, podemos direcionar tudo isso de várias formas.

Assim, acredito que 100% de tudo não seja absolutamente possível, mas que os prognósticos, sentimentos e estudos tem de ser nossos guias... acho que toda leitura é, em essência, um mapa.

Pietra

2 comentários:

  1. Eu penso que o consulente deve ter essa noção, exatamente como colocas aqui.

    O mundo é permeado de imprevistos, seriamos super-humanas/os se nossas leituras fossem 100% realizadas; creio que vamos no caminho correto, permeando as leituras com insigths, sensibilidade, muito estudo e coerência.

    Quando citas o exemplo da Estrela, vejo ali algo importante! O Consulente deve compreender que a nossa leitura não é um monólogo, ela se complementa e muitíssimo com a reflexão que gera no consulente, e com a ação que este inicia... se fica ele apenas esperando, eu te digo: vai sim ele chorar pelo que derramou ou não.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Pi, esse texto explica muito o que estou passando agora!

    100% de tudo nao existe, nem nòs somos 100% em tudo, mas coisas na vidas nao podem ser evitadas mesmo!!
    Estou vivendo um periodo de mudança, periodo esse que descobri que NAO DA PRA EVITAR, e se evitar vou acabar rachando, logo..pq nao seguir os conselhos que a morte e a roda da fortuna me disse?

    O futuro nao è exato, as cartas nao sao exatas, foi como a Lu falou. O problema è, como colocar isso na cabeça do consulente?
    Acho que cada um sabe melhor que o proprio tarologo o que esta passando, e mesmo com conselhos do tarot, sò ele tem a chave para mudar...e depois, nao adianta chorar o leite derramado, mas podemos limpar, comprar outro leite e tomar mais cuidado da proxima vez =)

    ResponderExcluir