Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tarot entre professores e alunos

Tarot for Dummies
Ontem, lendo mais alguns trechos do livro "Tarot for Dummies" da autora Amber Jayanti, peguei uma parte interessante na qual ela fala sobre como o tarot se tornou um instrumento de sala de aula e ajudou seus alunos a criarem estratégias para um melhor aprendizado... Não apenas de leitura e escrita, mas de expressão de um forma bem ampla.
Acho muito interessante como o tarot e os símbolos podem ser instrumentos para nosso conhecimento. O auto, sempre, acaba vindo primeiro, pois trata de um movimento pessoal de descobertas, mas depois, como compartilhar e fazer do tarot aprendizagem no sentido mais amplo da palavra!

Segue então a minha tradução e adaptação desse trecho do livro.

"(...) enquanto eu assistia às aulas de terceira série do meu filho no outono de 1978, não pude deixar de notar como muitas crianças tinham dificuldades para ler. Do nada, pensei que essas crianças poderiam brincar com o tarot. Depois de criar um tanto de coragem, eu perguntei à professora se poderia tentar uma coisa para ajudar os que tinham dificuldade. Querendo qualquer ajuda que pudesse ter, a professora concordou e fui em frente.

Na semana seguinte, eu levei para a sala um livro de colorir de tarot no estilo Builders of the Adytum Tarot. Enquanto todos estavam empolgados colorindo, pedi que pensassem em histórias das quais as imagens que estavam trabalhando fizessem parte. Eu escrevi as histórias com letra bem grande. Quando terminaram de colorir as figuras, cada um tinha de ler o que tinham dito para mim. Ou seja, encontrar entre muitos escritos, onde estava o seu. As crianças e eu achamos essa aventura de aprendizado com todo o cérebro (whole-brain learning) muito divertida. No fim do ano escolar, cada criança completou os arcanos maiores e tinha um livro de histórias e imagens para levar para casa, e o melhor de tudo, se sentiam mais confiantes com suas habilidades de leitores. 


No ano seguinte, eu fui convidada para demonstrar essa técnica em um encontro de professores. Eu chamei a atividade de Educação do lado direito e esquerdo do cérebro para professores (Right Brain/ Left Brain Education for Teachers). E, a despeito de uma ligação de um grupo ultraconservador de religiosos prometendo boicotar mina atividade, o encontro foi um grande sucesso." Tarot for Dummies, pp. 30, 31



5 comentários:

  1. Pi, achei fantástico o post. O lance do lúdico no ensino e do processo de familiarização entre leitor e leitura é show de bola ;)

    ResponderExcluir
  2. Essa coisa de boicote é tão ridícula, tão preconceituosa... O tarot está presente nas diversas religiões, não está associado apenas a essa ou àquela crença, será tão difícil assim para as pessoas entenderem isso?!

    ResponderExcluir
  3. Aliás, isso vem de gente que quer começar o dia rezando em escola pública... sem comentários!

    ResponderExcluir
  4. Tive a imensssaaa sorte de encontrar esse livro em italiano (e ainda dizem que italiano è uma lingua inutil hehehe).
    Voce tinha razao, esse livro è mto gostoso de ler. Espero que tudo que esta là seja concreto e nao ladainha hehehe

    ResponderExcluir
  5. Acho que é bacaninha... como ficou o "for dummies" em itailiano?

    ResponderExcluir