Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

domingo, 29 de abril de 2012

Curiosidades do nosso mundo de tarot

em outros mundos...

Com o tempo, a experiência, a curiosidade vamos conhecendo coisas interessantes que são produzidas em nosso mundo de tarot.

Eventos. Publicações. Encontros. Aulas. De todos os modos. Muitas ideias que se transformam, se modelam, se ajeitam para cada realidade.

O Tarot da Morte - Ediciones Santa Muerte, MX
Porém, dar uma explorada no mundo dos outros, nos traz surpresas. Umas gratas, outras, nem tanto e, ainda, algumas bem curiosas. Como essa.

Direto do México, encontro um deck com apenas dos 22 maiores, sem um nome exato de autor, mas de trabalho da Ediciones Santa Muerte - e muito provavelmente feito para seus devotos, El Tarot de La Muerte aparece aqui em casa.

Como as nossas nacionais, é um publicação bem simples. Segue toda a ideia e simbologia do Waite-Smith e a Muerte se repete, mudando cores e "adereços".

De tudo, o que eu achei curioso é como se faz a Muerte se encaixar em todos os arquétipos... La Fortuna, La Luz, La Enamorada... E como é mesmo que, muito do que se faz como ser humano é um recomeço e uma escolha entre o velho e o novo... um ciclo de vida.

As interpretações do livro são bem dentro do que entendemos dos arcanos, talvez com jeitos mais rudes, no sentido de que é uma coisa mais direta ao ponto: A Torre, El Cambio é mudança drásticas; La Ermitaña é a busca e a sabedoria interior.

Uma coisa que tem tudo para ser meio chacota ou visto de olho torto é o reflexo de uma cultura. De uma que acredita na sacralidade da Morte e que a compreende como um passo, uma proteção até. Para que a vida continue, tantas, ah tantas, coisas morrem!

Pietra, devota

Um comentário:

  1. Encantada com este deck e cada vez mais intrigada com o culto a la Santissima Muerte no México, acho fascinante!
    Linda aquisição, parabéns!

    ResponderExcluir