Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

What goes to the floor, comes to the door

É um dita inglês que, numa tradução meio tosca, fica algo como "não cuspir para cima"... bom, acho que dá para pegar a ideia. Resumindo, eu acho que é uma coisa que não pode ser ignorada.

Eu aprendi isso num podcast do Tarot Tribe, um podcast tipo blog talk radio, muito bom por sinal. Pessoas interessantes se juntam para falar de tarot sob vários aspectos, experimentar leituras, decks e conversar sobre as experiências de autores, criadores de decks ou de coisas relativas ao mundo do tarot. E em um dia eles estavam falando sobre cartas que caem no chão e como podemos fazer para interpretar ou lidar com elas. Uma das propostas inclui, inclusive, os 9 primeiros arcanos como um foco de atenção ou recompensa para criatividade, carisma etc.

O que eu venho ouvindo das pessoas é que essa coisa das cartas que pulam, que caem não são uma coisa incomum e que sim, as pessoas costumam dar importância a elas. Isso apareceu até numa conversa do últim Chá de Tarot.

Alguns leitores acreditam que, quando um arcano cai no chão na leitura ou no embaralhar, temos um recado para quem está lendo e não para o consulente. Há quem acredite que seja um recado para o consulente e que é um recado que a pessoa precisa saber: e aí, isso pode ser visto antes ou depois da leitura. Há quem goste, inclusive, de ler na hora para que não fiquemos com cartas fora do tarot.

De qualquer forma, acredito que seja muito importante olhar esses recados do universo.

O Enforcado.
Alice in Wonderland Tarot
Essa lunação isso aconteceu comigo, na minha leitura. E pro chão foram o 5 de paus e o Enforcado. Fiquei com ele e pensei: bom, vou tirar de novo, preciso de mais arcano menor... e se vier um arcano maior, ele é o da lunação, senão fico com o Enforcado que se jogou... conclusão... fiquei com um 9 de paus que tinha vindo primeiro de tudo... O Enforcardo ladeado do 5 de paus, que cairam juntos; e finalmente, meu arcano menor final, um caveleiro de copas. Adoro quando a corte de copas aparece. =)

Bom. Acho que o recado anda meio claro... paciência e maturação com as coisas de Paus... para poder perseguir as coisas como um cavaleiro de copas, apaixonado e cavalheiresco... para fazer as coisas como elas efetivamente PRECISAM ser feitas.

Alguém faz alguma coisa diferente com a carta que cai ao chão?

6 comentários:

  1. Quando uma carta cai no meio do embaralhamento, pego, olho e interpreto como a primeira carta da leitura, como um aviso imediato mesmo, algo do tipo: "abra o olho!"

    ResponderExcluir
  2. Não é sempre.. parece que há maneiras e maneiras de se caírem cartas do embaralhamento, e não sei realmente explicar a diferença; só sei que, dependendo do jeito que a carta cai, realmente conto ela como parte da leitura para o consulente.. geralmente como um aviso!

    ResponderExcluir
  3. O que me parece é que são cartas que nunca passam incólumes!

    ResponderExcluir
  4. eu tmb pego essas cartas "voadeiras' e sempre as entendo como recado para mim sobre essa leitura [quando para terceiros].

    ResponderExcluir
  5. Eu não deixo passar não se chama eu olho. O que varia é como eu vou encaixá-la na leitura, as vezes integro como uma das cartas da jogada e as vezes ponho "de lado" à jogada como 'uma pista' sobre alguma coisa que não tenha ficado mt claro.

    No geral, sempre interpretei como msgm para o consulente, mas achei interessante essa ideia de ser um recado pra quem está lendo, super válido!

    ResponderExcluir
  6. Olho vivoooo!
    Pra mim deve ser lida no fechamanto da leitura, como a base fundamental para se trabalhar.

    ResponderExcluir