Note o jacaré na carta dO Louco. |
Eu sempre me surpreendo com a capacidade que artistas e estudiosos do tarot têm de nos deixar encantados. E como é diverso esse universo. Cada artista ou cada tarólogo que lança um livro, nos coloca dentro de seu mundo e com ele, nos preenche de ideas, conceitos e entendimentos.
Conheci o Sun and Moon Tarot da Vanessa Decort, a mesma do Vanessa Tarot (extremamente girl-power). E fiquei maravilhada.
Primeiro com a Arte, simples e extremamente expressiva, que trabalha as cores como parte integrante dos arcanos e de seus significados, criando um "ambiente" para cada naipe, por exemplo. Todos os personagens das cenas presentes no deck não tem um rosto, porém é como se vc pudesse ver suas expressões, ou nelas, ver a sua expresão perante aquela cena, aquele acontecimento, aquela divinação. Assim, é um baralho de muitas possibilidades.
Eu conheci esse deck pelo site Aeclectic Tarot e fiquei muito curiosa, e o que mais me chamou a atenção e me fez querer o deck muito muito, foi ver que, na Roda da Fortuna, o animal que desce é um jacaré. E eu acho jacarés animais muito curiosos, que podem render boas discussões e histórias... são antigos, grandes, firmes e botam medo... mas também tem cara de gentis e acredito que sejam animais muito resilientes. Bom, foi o jacaré. E, que bom que foi o jacaré, porque junto dele, eu ganhei um deck muito rico tanto em imagens animais quanto em significado e fazer humano.
Quando eu o levei para casa e abri a caixinha - feito na China e não mais na Bélgica - eu me deparei com uma carta falando sobre a artista e fiquei muito entusiasmada quando ela diz que seu primeiro deck foi um Thoth Tarot. E eu preciso dizer que amo esse deck. E que foi inspirada nele que ela desenvolveu o Sun and Moon Tarot. Pirei!
Existe sim todo um elemento hermético para ele, juntamente com um cabalista (que não é bem minha praia, my cup of tea, mas de qualquer forma), um elemento astrológico... e claro, um grande elemento artístico.
Muitos decks que vemos por aí são interpretações e ideiarios do Waite-Smith Tarot, desde os mais descarados como o Gummy Bear Tarot até o Pagan Cats Tarot, que traz bem a tradição RWS. Aqui, temos uma re-visita ao Thoth Tarot em uma vista leve, alegre, colorida e, quiçá, com menos "dark side" que o original.
As cartas, portanto, seguem muito a ideia do Thoth, como por exemplo, nos arcanos menores, que seguem a mesma nomenclatura dada por Crowley, e as cortes, que remontam aos desenhos originais, porém com figuras étnicas. Sem dúvida, os desenhos vão além daqueles propostos no baralho original, sendo, por exemplo, o naipe de espadas feito totalmente em nuvens.
Já os arcanos maiores seguem por diversos caminhos, mas é certo que vamos encontrar neles todos os símbolos mais tradicionais, como os pilares da Lua, as flores do Sol, a balança da Justiça.
O deck Sun and Moon Tarot é um alívio para os olhos e parece fazer da leitura a profundidade do Thoth com a alegria que ele só tem =)
Sun and Moon Tarot
de Vanessa Decort
US Games Inc.
2010
Gostou do deck?
Você pode adquiri-lo no Brasil, direto da Casa de Bruxa!
Pietra
amei, como te disse outro dia me apaixonei por ele... mas como o contato com a Casa de Bruxa? Clikei mas não vi no site onde realizar a compra?
ResponderExcluirÉ lindo demais, demais, demais! Foi uma das minhas últimas aquisições para a coleção de decks e estou fascinada por ele, as cartas têm uma magia singular, difícil de explicar... Ótimo texto Pi, como sempre.
ResponderExcluir