Como o tarot é humano, ele reflete a realidade, o pensamento, o momento no qual foi pensado, desenhado, fabricado. Vemos isso no Carle-Yale, por exemplo: tudo que havia nas cortes e na vida milanesa do séc. XV está representado lá.
Bem, o 1JJ Swiss Tarot, curado pelo Stwart Kaplan e publicado pela AGMiller (e impresso na Bélgica!!!) tem tudo isso... os arcanos menores com cimitarras como espadas, curvas... bastões, copas, moedas. Alguns arcanos têm ramos de árvores como videiras ou carvalhos.
Os arcanos maiores têm algumas mínimas diferenças... muito curiosas.
A Suma Sacerdotisa se chama Junon, e é claramente a deusa Juno.
O Sacerdote, logo, é Júpiter. E daí, seu nome JJ =) Para um deck que é uma reprodução de um baralho do séc. XIX baseado no Marselha, achei bem pagão, pois mt gente desse caminho espiritual dá um jeito de mexer na carta do Papa para ter o mesmo significado, mas uma iconogradia um pouco mais integrada à sua espiritualidade.
Penso que como esses eram deuses mt supremos e mt importantes na Itália imperial seria mt importante que houvessem sacerdotes e sacerdotisas desses deuses. Eu, pessoalmente, gosto mt disso...
Com arcanos maiores muito próximos do Marselha e arcanos menores com seus elementos, sem desenhos, é um deck para ler com propriedade, mas eu imagino que pode dar uma assustada em quem está começando.
Leitura na praça - Paranapiacaba foto: Andréa Guimarães |
Recomendo. Fato!
Quando o comprei, tive duas horas com ele e já estava fazendo leituras.
Para treinar o lidar com arcanos menores sem desenhos quanto para ver algumas ideias mais "antigas" sobre os arcanos menores, um must have!
Pietra
Interessante!
ResponderExcluir