Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

domingo, 13 de maio de 2012

Tarot histórico - 1JJ Swiss

Tarots históricos são sempre muito interessantes. Porque, como diz o nome, podemos pegar detalhes de um momento por meio desses decks.

Como o tarot é humano, ele reflete a realidade, o pensamento, o momento no qual foi pensado, desenhado, fabricado. Vemos isso no Carle-Yale, por exemplo: tudo que havia nas cortes e na vida milanesa do séc. XV está representado lá.

Bem, o 1JJ Swiss Tarot, curado pelo Stwart Kaplan e publicado pela AGMiller (e impresso na Bélgica!!!) tem tudo isso... os arcanos menores com cimitarras como espadas, curvas... bastões, copas, moedas. Alguns arcanos têm ramos de árvores como videiras ou carvalhos.

Os arcanos maiores têm algumas mínimas diferenças... muito curiosas.
A Suma Sacerdotisa se chama Junon, e é claramente a deusa Juno.
O Sacerdote, logo, é Júpiter. E daí, seu nome JJ =) Para um deck que é uma reprodução de um baralho do séc. XIX baseado no Marselha, achei bem pagão, pois mt gente desse caminho espiritual dá um jeito de mexer na carta do Papa para ter o mesmo significado, mas uma iconogradia um pouco mais integrada à sua espiritualidade.

Penso que como esses eram deuses mt supremos e mt importantes na Itália imperial seria mt importante que houvessem sacerdotes e sacerdotisas desses deuses. Eu, pessoalmente, gosto mt disso...

Com arcanos maiores muito próximos do Marselha e arcanos menores com seus elementos, sem desenhos, é um deck para ler com propriedade, mas eu imagino que pode dar uma assustada em quem está começando.

Leitura na praça - Paranapiacaba
foto: Andréa Guimarães
Suas cartas são incríveis em tamanho e na forma que deslizam... tarot impresso na Bélgica, hj, não é uma coisa mt comum... mas que vale mt a pena!

Recomendo. Fato!
Quando o comprei, tive duas horas com ele e já estava fazendo leituras.
Para treinar o lidar com arcanos menores sem desenhos quanto para ver algumas ideias mais "antigas" sobre os arcanos menores, um must have!

Pietra

Um comentário: