Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Temperança, significação

Um aspecto importante do tarot são as suas significações. E por isso, falo do impacto que o signo desperta dentro de cada um que lida com ele.

Palavras, imagens... signos, símbolos (como imagens que resumem conceitos)... todos eles quando encontram nosso arcabouço de significados, experiência e vivências, também socialmente construídos, designa e nos leva a um entendimento. Explorar esses entendimentos nos colocam mais perto ou mais longe de um arcano, de uma figura, de um fazer.

Assim, cada arcano do tarot, com seu significado núcleo, ou seja, o que ele quer dizer nesses anos todos dentro da vivência humana, suscita a cada tarólogo ou tarotista uma significação. Várias significações. Formas de passar e entender...

Como ela está comigo e é uma das cartas que eu mais gosto, vamos explorar a Temperança com suas significações que apreendi ao longo de um tempo...

Em "temperar" penso em pimenta, coentro, sal, azeite... todas essas coisas que perspassam os ingredientes. E quem sem elas, as comidas, por mais que gostemos delas, ficam muito sem graça.

A Temperança, como virtude, fala de moderação. Ou seja, nada de mais, nada de menos. Com essa, conseguimos encontrar um caminho que não bate no meio, mas nas necessidades de cada qual, de cada um ser. Ou do que se precisa fazer. Minha mãe diz que tudo que é demais, enjoa. E mesmo o que a gente gosta, se é demais, faz mal... Muita bebida, dá ressaca. Muita pimenta, no limite, machuca o estômago.

O símbolo do anjo com o pé próximo da água e da terra, com os jarros que passam elementos como elementos essenciais da Temperança nos mostra forças superiores que atuam e que nos mostram como misturamos a vida para ter um novo elemento, uma nova coisa, sentimento, fazer, pensamento criado na vida.

O Housewives Tarot faz uma releitura muito interessante desse simbolismo com a batedeira e a mistura de sentimentos e estados. Fazer uma coisa muito nova. Que precisa de tempo, de algumas regras - não sai bolo direito sem ovo, certeza! O que colocamos em nossa tigela para fazer um bolo sempre melhor?

A Temperança é uma carta cuja significação, pra mim, é de um encontro consigo. De uma adaptação pós-Morte, uma vez que é o que vem depois do 13, e que ajuda a viver nessa nova fase. É um arcano de tempo, de busca interior. De saber o que já foi, o que se foi e o que podemos ser de tudo isso, incluindo numa das jarras que mistura nossa zona de desenvolvimento (proximal? hihihihi) para crescer, desabrochar.

Num bolo, tem farinha, tem ovo, tem leite, chocolate, óleo... no começo vemos tudo... depois, comemos o que isso tudo se torna. Está tudo lá, num novo formato, momento... um cheiro gostoso.

Temperança, moderação, mistura... alquimia, transformação. Tão interna.
Quando a virtude aparece, medimos melhor os passos. Assim, nos observamos. O que eu perdi? O que eu ganhei? Quem sou eu agora, que não é mais a mesma de 2 anos atrás, de 2 meses atrás... mas que ainda é a mesma pessoa, alma e corpo...

Temperança divagante.
Pietra

Nenhum comentário:

Postar um comentário