Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sobrescrito roxo - arcano 13

Quem leu "As intermitências da morte" de José Saramago sabe que a morte resolveu, depois de um período de greve, mandar à pessoas sobrescritos roxos com a data de sua morte para que pudessem terminar quaisquer questões que precisassem antes de morrer. - Calma, não se trata de um spoiler.

Refletindo um pouco sobre a carta da Morte, notei que ela tem um movimento muito parecido. Quando ela pinga em uma leitura, quem é do ramo logo pensa: lá vem mudança, transição etc e tal. Quem não é, logo se assusta... muito por conta da ideia que a Morte passa pela dor e pelo luto e por emoções que são de fato muito dolorosas...

E, por mais que nós, tarólogos, tentemos colocar uma cobertura de açúcar sobre a interpretação da carta, o que ela traz é exatamente o que está posto... Aliás, curioso pensar que muito do que está nos símbolos pode ser bastante literal.

Morte tem ritual, tem funeral, tem desapego, tem lágrimas... e tem uma partida. Sempre uma partida. Não sabemos bem para onde... e ainda quando... a questão é que os moribundos passam as fronteiras e se vão. Quem dera, em paz.

O arcano 13 traz, claro, a ideia toda da vida nova... seja em vida ou em morte. A questão é que nem sempre é simples deixar ir... Nosso mundo físico prevê muitas mazelas e dores. Talvez, e isso estou dizendo de forma fria, é observar os rituais. Existem os momentos que nos revoltamos com o que é divino, outras que nele buscamos conforto.

Meu ponto final nessa história toda é que não estamos prontos. Mas ela vem. Gadanha afiada, peito sangrando... E quando vc acha que está matando, ganha um pouco da estocada também.

É uma carta de trocas... dessas de dividir águas.

Pietra, enlutada

Um comentário: