Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

domingo, 29 de maio de 2011

Existe um deck mais fácil para ler?

Essa foi uma pergunta que me fizeram ontem no encontro presencial do Chá de Tarot. Se existe um deck que seja mais fácil para quem esteja aprendendo a ler tarot...

Encafifei... Será que isso existe mesmo? Quero dizer, houve um tempo que o que se tinha no mercado era basicamente o Marselha, o Waite-Smith e quiçá, o Thoth... Mas, o tempo passou e muitos artistas tarólogos ou tarólogos artistas acabaram por nos presentear com muitos decks lindos, boas ideias: ou seja, um universo IMENSO de possibilidades.

Hoje temos tarot de cigano, de celta, de romano, de fada, de planta, de deusas, de deuses, alquímicos, esotéricos, das donas de casa... e misericórdia, acho que de mais tudo que podemos pensar.

E aí? E quem está começando agora, arranhando a superfície desse nosso universo?
Qual é o melhor deck para se aprender a ler?

Vou falar da minha história. Eu aprendi a ler com o Mitológico, da Liz Greene. Para mim, foi excelente, porque eu sempre me liguei em mitologia grega. E até hoje, carrego em mim, palavras da Liz Greene, ideias como os não-reversos ou como algumas coisas dos arcanos menores ficaram marcados em mim.

Força, Waite-Smith deck.
Imagino, então, que, quando temos um primeiro deck com o qual aprendemos, ganhamos uma marca forte. Agora, imagina você ser o responsável por deixar essa marca? Quando a pessoa me perguntou isso ontem, me deu um gelo no estômago porque eu estamos prestes a fazer essa marca na pessoa.

Então, sem pensar muito em melhor ou pior, eu dei minha opinião... "Acho que é legal você começar com um Waite-Smith." E por quê eu fiz isso? Simples. Porque é um deck muito popular, comum eu até diria e isso é uma coisa boa. Pois se torna uma grande referência. A pessoa que começar com ele, vai encontrá-lo em muitos artigos na rede, vai ver suas imagens em muitos lugares e vai dialogar com ele e com o mundo. Além de acreditar que as pessoas hoje se sentem mais à vontade com pips ilustrados.

Eu nunca diria que um deck é melhor que outro... porque tarot tem sua dose de Arte e de Subjetividade, ou seja, as emoções que um deck suscita para mim, pode ser muito diferente para outras pessoas... Vide o Deviant Moon... sabe quando o santo não bate? Mas, a experiência do primeiro deck é a mais, senão uma muito importante.

Agora, se alguém te fizer essa pergunta, o que você responde?

Pietra

9 comentários:

  1. Acho que os decks clássicos podem se tornar mais faceis para aprender por serem decks mais limpos, "clean" e os símbolos estão ali explicitos e claros.
    Decks com muita informação talvez complique nesse sentido.
    Acho interessante quem está começando a conhecer decks modernos a sempre pesquisar a idéia central do autor, pra compreender os elementos que ele introduziu nas cartas... ;)
    Beijos,
    Ana K.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pi. Eu acho sim, que existem tarôs (está complicado me adaptar à grafia do português correto!) para iniciantes. Eu comecei com o Marselha de Jean Payen, que não recomendo, mas foi para mim essencial para entender que o negócio não é tão simples quanto parece! Hoje em dia, temos visto que as editoras estão se voltando para o público iniciante, o que, por um lado é superpositivo, já que amplia nossos diálogos; por outro, tão negativo quanto, já que até o debutante perceber que focinho de porco não é tomada teve que comprar uns três ou quatro livros, quando era para saber de antemão até onde poderia ir, pelo menos num começo.
    Hoje, minha melhor indicação é o Tarô das Bruxas e Magos (Berkana), porque, em uma página apenas, o autor (Manú - meu xará ;)) consegue expor bem os conceitos do Arcano, sem se ater à iconografia trabalhada do baralho. Assim, quando se dá a troca por um baralho clássico, o conceito foi apreendido sem um prejuízo na leitura iconográfica.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Ahn, entao, deck mais facil eu realmente nao sei, mas mais dificil tem sim... eu acho o de Marselha bem complicado pra comecar e aprender! auhhauhau foi com esse q eu comecei... mas acho interessante estudar primeiramente 3 decks, O de Marselha, o de Thot e o Rider-Waite-Smith. Pq? Pois eles sao os marcos (populares) to tarot, os outros sao meio que re-leitura deles e como vc disse, existe varios artigos sobre eles na net..Eles sao bons principalmente pelos arcanos maiores, jah os menores, o de marselha pelo menos, eh muito abstrato, com pouco ou quase nada de simbolismo de seu significado, exige de mais de quem esta comecando, eu ateh hj guardo uma aversao aos menores por conta do marselha! =D
    Enfim, eh uma boa reflexao!

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler em um baralho que era bem simplificado e acho que isso ajudava... acho que eu indicaria o Nova. Ele é relativamente barato, pequeno(por isso é fácil andar com ele o tempo todo, rs), os símbolos são hiper simplificados - e os menores são ilustrados e é resistente, aguenta o tranco de cair no chão enquanto estamos embaralhando, de ser pego as vezes sem tanto cuidado, de tomar pancadas enquanto estamos com ele na mão anotando coisas...rs

    ResponderExcluir
  5. Emanuel... Tarot é tarô desde que não seja tarôt que nem eu vi na rua outro dia... eu fico com o meu "t" e vamos de português =)

    ResponderExcluir
  6. Me perguntaram inclusive o que acontece quando decoramos as imagens de um determinado baralho e temos que ler com outros... Assumo que eu precisei de uns minutinhos para organizar meus pensamentos. Tomara que os desenhos que se decore sejam os dos naipes sem ilustração... se sabe isso hiiihihihihi
    Preciso postar mais coisas sobre esse Chá... vieram perguntas que eu nem imaginava que as pessoas imaginavam =)

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, quero te dar parabéns por antes de responder as perguntas, parar e pensar sobre! É uma coisa simples, mas que nem todos levam em consideração!

    Eu ainda sou um aprendiz na arte do Tarot, mas eu indicaria o Tarot das Bruxas para um iniciante, foi com o qual comecei, ele não te deixa preso ao simbolísmo ou à carta em si, é fácil de relacionar com outros decks e deixa que a pessoa interprete sozinha a sequencia de cartas tiradas, sem influenciar nada.

    A intuição é muito importante no tarot, portanto acredito que os tarots mais "livres" e simples, ajudam para uma base sólida no começo!

    Abraços do Elfo! `^^´

    ResponderExcluir
  8. Por "Sincronicidade" eu acabei escutando hj um podcast da Leisa Refalo - The Tarot Connection que fala muito sobre os Decks.. eh o podcast #75 Old School Tarot... um ponto de vista interessante sobre a maneira como os desenhos muitas vezes mais atrapalham do que ajudam e como podemos desenvolver um conhecimento mais abrangente do arcano quando pegamos somente a numerologia e o simbolo do naipe...

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi esse episódio e ele me anuimou mt na época... vide o curso de arcanos menores que eu ando fazendo =) Acho que rola muito e se sabemos lidar com isso, conseguimos lidar com mts coisas.

    ResponderExcluir