Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tarot e filmes: A Garota da Capa Vermelha

A garota da capa vermelha - 2011
Aristóteles fala que o drama é uma Arte de Imitação, que passa pela tragédia e pela comédia, além de toda a Poética. E um drama que saiu recentemente no cinema - março de 2011 - é A Garota da Capa Vermelha, uma revisita ao conto de fadas Chapeuzinho Vermelho.

Quando no conto que vem do séc. XVII - e talvez tenha origem mais antiga, uma vez que o contexto dela se encontra em diversas culturas como folclore (China, India, Itália, Alemanha etc.) - fala da menina que, ao buscar a casa da avó, desobedece a mãe e dá atenção ao lobo da floresta que termina por devorá-la e à avó. Com o tempo, o conto foi suavizado e os seres humanos da história se vingam do animal, matando-o ou condenando-o a vagar com pedras na barriga. 

Os contos de fada, em sua essência, não são histórias infantis. São contos moralizantes, que buscam ensinar a um grupo, uma sociedade regras morais. Isso se modifica de acordo com o tempo e o lugar, mas o arquétipo se mantém.

O Louco, Fairytale Tarot
da Lisa Hunt.
No caso do filme de 2011, o arquétipo permanece também... Menina, crescendo. Lobo e instinto... avó sábia... mãe que talvez coloca a filha em enrascada (talvez tb por uma disputa de lugares de dominância).  E o mais interessante foi que, VENDO O FILME, encontrei arquétipos, literalmente, arcanos. Quando o personagem Claude traz para a vila onde moram o tarot, em duas cartas, especificamente, ele coloca o tom da história - A Torre e O Diabo - valendo mencionar que o Claude é O Louco.

Porém, vendo o filme, percebi 2 grandes temas: A Lua e A Força. A primeira, pelo seu "mood" de algo que está acontecendo, mas é um tanto obscuro e dificil de entender, no limite, coisas que confundem... A Força, por sua vez, pela convivência com o Lobo e com o ser o animal e compreender o seu ser (não quero escrever mt sobre o Lobo do filme, que é um licântropo, para não fazer um spoiler).

Quem viu, o que achou? Repararam nos arcanos mostrados? 

E do tarot feito pela produção do filme x a avó do filme, acho que ela é muito mais Eremita do que Sacerdotisa. O que vcs acham?

E para fazer leituras com o tarot feito pela produção do filme, clique aqui!
Pietra

3 comentários:

  1. Ah, eu quero escrever sobre o filme também!
    Eu gostei muito do filme e já no início, quando ela diz que sempre tentou ser uma menina boazinha como a mãe sempre desejou, mas não conseguia, percebi que ela tinha uma luta muito forte com os próprios instintos (A Força). E quando ela se vê cara a cara com o lobo, bingo!, matei o mistério do filme ali.
    Senti uma vibe meio Pele de Asno no filme, Pietra, você também sentiu isso ou serei eu muito maldosa?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jura? Eu não matei de cara... achei sim o fim bem previsível... mas de tudo, eu adorei a avó. Uma figura!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pietra!!
    Excelente post de um excelente filme!

    Eu amei o filme, uma maravilhosa direção e produção, sem clichês e abundante em simbologias e magia!

    Foi o mais próximo que posso imaginar da história "real" da Chapeuzinho, e mesmo sabendo da ligação do filme com o tarot antes de assistir, são muito bem colocadas as referências, de forma natural e harmônica!

    Quero assistir novamente pra entender tudo!
    E eu não consegui imaginar quem era o lobo, imaginei muitos outros MENOS quem era! `^^´

    Super beijo do Elfo!

    ResponderExcluir