Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Virtudes

Se o tarot reflete a nossa vida, ele fala de tudo... inclusive do melhor que podemos ser... e acredito que aí, morem as virtudes.
Uma virtude é uma inclinação "moral" de se fazer o bem, de cuidar do bem viver de um grupo - e de si.
 
Waite-Smith Tarot.
Uma vez eu vi num filme uma personagem dizer: paciência é uma virtude. E isso é fato! Com paciência, o que nem sempre quer dizer calma, podemos fazer as coisas acontecerem de formas mais completas e, quiçá, satisfatórias.
 
Encontramos a ideia de virtude em todas as culturas do mundo, e embora elas talvez tenham nomes diferentes, o princípio por tras delas se mantém: moderação, honestidade, coragem, lealdade... As encontramos entre os cristãos, judeus, budistas, muçulmanos... é a vontade, ou melhor, a necessidade de bem viver com as pessoas que acendem as virtudes e clamam ao homem: olhe a seu redor: vc nunca está sozinho.
 
Quando as virtudes se mostram no deck, pensamos imediatamente em Platão, e na suas ideias de Virtudes Cardinais, e com elas aprendemos o que é o Bom, o Belo e o Verdadeiro. E assim, damos um sentido mais completo a tudo que fazemos na vida. De acordo com Aristóteles, seguidor do mesmo Platão, são as virtudes que são nossa disposição adquirida para fazer o bem e com sua repetição, tornam-se um hábito, aperfeiçoando-se. Penso eu que, em consequencia, nos aperfeiçoamos como pessoas. Aristóteles também comenta que a virtude se torna um ponto de equilibrio dentro do homem que o tira tanto da falta quanto do excesso de elementos morais. A virtude é que ajuda o homem a viver, sobreviver, fazer o que é preciso e até, encontrar a felicidade.
 
No tarot, encontramos as virtudes cardeais representadas e com uma que me faz pensar muito. Elas acabam por manter seus nomes nos arcanos: Justiça, Força, Temperança. Já a Prudência não se manteve com seu nome original... e hoje corremos em discussões sobre seus atributos e onde ela se encontra. E é muito interessante isso, pois a prudência é dada como a virtude de ouro, e que é através dela que fazemos nossos melhores julgamentos e pensamentos, em termos de qual deve ser a melhor atitude a se tomar, ou o melhor caminho a se escolher, ou, ainda, a melhor palavra para se dar a outrém.
 
O que se enfatisa nas virtudes, é muito parecido do que se pensa com a ética, ou seja, quais valores se encontram por trás de cada uma dessas coisas.
 
Assim, viver de forma virtuosa não é um talento, per se, mas sim, uma prática de princípios. E esses princípios podem ser pensados e são sim, representados em nosso deck de cartas. E por meio desses quatro pilares, conseguimos muitas coisas, como responder à esfinge da Roda da Fortuna o que realmente desejamos... ou ir com o Carro onde desejamos, sabendo nosso caminho...
 
Trabalhar com as virtudes do tarot é sempre um trabalho que acaba gerando imensa quantidade de conhecimento pessoal, pois esses símbolos universais nos mostram onde estão nossos limites e até onde agimos e pensamos e para onde mais podemos ir.
O quão corajoso vc realmente é?
O quanto se pensa e se pondera antes de tomar uma atitude?
Você sabe qual é o seu verdadeiro lugar no mundo?
E o principal: do que você é feito? Como você coloca junto e dentro de si todas as pequenas partes e faces que se carrega desde que se nasce até os momentos atuais, com toda a carga emocional e de vivências que o tempo proporciona?
 
As virtudes estão aí o tempo todo, inclusive para nos lembrar: existe sempre possibilidade de equilíbrio e harmonia no mundo. Qual caminho vc deseja trilhar para tal?
 
Então, fica em aberto: Prudência, onde você está no nosso deck?
Virtudes, vcs funcionam juntas? Como? Separadas?
Qual é a sua virtude para praticada, qual das suas virtudes é habitual?
 
Com a Temperança comigo até a próxima Lua Cheia, tenho muito a pensar, muita água e fogo para juntar, muito para descobrir sobre mim mesma e fazer da minha convivência com todos os outros seres mais virtuosa.
 
Tarot On!
Pietra

Um comentário:

  1. Acho que a Prudência é O Eremita... Ele é macaco velho, experiente, não bota o dedo no buraco do tatu. :)

    ResponderExcluir