Uma das coisas legais foi poder participar da mesa sobre ensino do tarot. Infelizmente, a colega Giselle Moniz não pôde comparecer e Nei acabou por me convidar para tomar um lugar à primeira mesa.
É uma delícia uma professora poder falar de ensino. E, graças aos meus cursos online de tarot, mais bagagem ainda para poder dividir com as pessoas. =) Só isso já valeu.
Porém, preciso dizer que eu dividi a mesa com gente muito boa, muito competente e com mts anos de janela. Prem Mangla e toda sua formação em meditação e uso de Osho Tarot... Ana Maria Ribeiro da Costa com seus estudos na escola Urantia e Yedda Paranhos, com pelo menos 50 anos dedicados ao tarot. E eu, ali do lado... Foi muito emocionante.
ao meu lado, de roxo, Yedda Paranhos. Mestra. |
O consenso foi que um jeito importante de fazer é poder levar o conhecimento ao aluno de forma que seja compreensível e signficativa. A maioria dos professores o faz presencialmente, porém como eu, alguns fazem online e acreditam que juntando pessoas do Brasil todo via web podemos ganhar muitas coisas em repertório e conhecimento. Aliás, outro consenso foi que é muito importante juntar alunos e cada vez mais mostrar às pessoas que tarot não é um lance para amarração forte para o amor, mas sim um instrumento... para previsão, sim pq não? Mas principalmente para que as pessoas tenham uma forma de se conhecer e melhorar.
Uma ideia que perfez a mesa também foi a da interdisciplinariedade. Ou seja, como é que relacionamos o tarot com outras disciplinas como Magia, Mitologia, Astrologia, Cabala etc e tal? Bom, podemos fazer, mas todos, sem execessão dizem que tarot é tarô e a coisa se basta.
Pessoalmente, eu acredito que o intertexto, ou seja, como relacionamos o tarot com outras disciplinas e outros fazeres humanos é uma coisa natural e que acontece a medida com que os alunos e nós, estudantes eternos, vamos crescendo no tarot... como uma Arte, o tarot pode conversar tanto com a Literatura, quanto com a Música e por aí vamos e, por isso, podemos melhorar nossos entendimentos e analogias.
A conclusão final dessa mesa muito estimulante, foi que ensinar tarot, em suas mts modalidades é muito importante, pois estamos ajudando as pessoas a serem melhores e que podemos nos aprimorar e sermos tarólogos e pessoas melhores!
Em breve, um pouco sobre as outras mesas, consulta e tarólogo.
Tarot on!
Pietra
Ahh.. Bem legal esse relato!! Que experiencia incrivel essa não?? De poder sentar ao lado de pessoas que admiramos e de uma certa forma reconhecem o nosso trabalho tb. Ensinar é sempre muito gostoso, mas o que está em voga hj em dia pra tudo é como ensinar... tarô é mais complexo ainda, muita coisa é subjetiva e como permeia um misticismo, todos acham que o achismo é que prevalece... como driblar isso e reafirmar essa pratica como algo serio? Acho esse um desafio grande... Aqui em Joinville eu vejo muita gente tirando o tarot mas sem nenhum, ou com muito pouco estudo sobre e cobra muito caro, de alguma maneira sinto que isso "prostitui" (com o perdao da palavra) a prática de quem leva a serio o assunto...
ResponderExcluirparabéns pela oportunidade Pi!
ResponderExcluirbeijos