Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pips sem ilustração

Essa semana começa mais um grupo de curso online de arcanos menores. E um dos objetivos do curso é fazer com que as pessoas compreendam o que os arcanos menores significam de forma a poderem lidar com eles seja com ilustrações ou sem - como eram há muito tempo atrás e baralhos como o Marselha, mantém.

E um exercício curioso que aprendi ao longo do caminho para ajudar a pensar tanto o naipe e o ponto que o número faz dentro da viagem do naipe sem ilustrações, quanto em conhecer o padrão que se desenha entre os números...

Por exemplo: 7 de paus.
O que se faz com 7 paus?
O que se repete nos temas das cartas 7 dos diferentes naipes? Ou seja, o que o 7 de copas, 7 de ouros e 7 de espadas têm em comum com o 7 de paus?

Eu penso que os 7 são um ajuste necessário para a concretização do naipe. Faltam 2 cartas ainda para a finalização (9) e 3 para a transição do naipe (10). Assim, existe um pequeno movimento de acerto de prumo para que o naipe se dê.
E, pensando em paus que estão ligados à fogo, energia, movimento, planos e ação, eu penso que estamos falando de acerto de ações , de entendimento do que se deseja fazer para poder progredir.

Um outro exercício possível, seguindo essa linha é, quando você terminar a sua reflexão anterior, pegue um deck que tenha os arcanos menores ilustrados. Pegue a carta. Observe a ilustração. E faça uma descrição do que você está vendo.

Um exemplo:
The Fairy Tale Tarot da Lisa Hunt
Maria empurra a bruxa no forno, enquanto seu irmão, João, observa ao fundo. Conhecendo o conto de fadas, sabemos que a bruxa queria comer o menino e fez que a irmã a ajudasse a engordá-lo. Ou seja, para que fosse cúmplice num assassinato... E mais que isso ainda, a menina sabia que era errado e que algo precisava ser feito. O que ela fez? Enganou a bruxa para que ela "caisse" no forno.

Bom e agora:
Marselha X Fairy Tale
O que se vê?

EU vejo uma correção do curso da história, onde as crianças que são subjugadas por uma figura autoritária, se libertam. Elas viram a história e fazem o que tem de fazer para que seu ideal (a liberdade)  se concretize. Assim, mudam a situação que tinham e sobem acima disso...

O 7 pode nos trazer ilusões (copas); espera para o sucesso (ouros); defesa de um ideal (paus) ou heroísmo ou patifaria (espadas). O 7 tem a ver com movimento (Carro) para fazer com que o que desejamos (dentro de cada um dos naipes) venha a ser. E assim, o naipe se fecha em mais duas cartas.

Experimente olhar os pips sem ilustração e pense: O que eu faria com esse tando desse naipe?

Pietra, com 6 espadas, fluindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário