Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tarot como obra de arte

Comprei, recentemente o deck Golden Tarot, da Kat Black. E preciso dizer que estou imensamente surpreendida.

O baralho é uma obra de arte. Ele brilha... e a qualidade tanto da caixa onde ele veio, quanto das cartas, quando do livro que o acompanha é muito superior a muitas coisas já publicadas.

Este é um trabalho da US Games e Kat Black o chama de "uma homenagem a toda a herança do tarot". E, embora, muitos digam que ele é um clone - talvez renascentista - do Waite-Smith deck, Kat diz que ele é uma forma de trazer um deck moderno (Waite-Smith) ganhe uma característica renascentista. Assim, que for novo ao tarot, se sente confortável e conhece um pouco do tempo no qual o tarot foi florescendo.

O fato é que dá uma pena de usar o deck... Todo aquele dourado em volta das cartas que se percebe quando elas estão juntas pode se arruinar (toc toc toc) e que triste isso seria. Porém, eu digo: se você o embaralhar com o carinho que ele merece, é um baralho excelente para mexer.

Ainda não fiz a minha primeira leitura com ele... talvez até demore um tanto. Mas preciso dizer que esse é um deck que vale a pena ter na coleção.

Tanto pela quantidade de símbolos que são revistos - Santa Úrsula como O Mundo e o Green Man como Enforcado... Quanto pelo conjunto de beleza que ele é. Uma leitura, uma junção de várias pinturas renascentistas para fazer um deck moderno e lindo.

Alguém já leu com ele? Como foi? Assim que eu tiver uma novidade, eu conto!
Pietra, mused!

2 comentários:

  1. Pi, leio sempre com ele desde 2007 e digo que é FANTÁSTICO. É como se o Smit-Waite tivesse sofrido um feitiço e se tornado um livro de pinturas. Sem falar que esse primor da Kat é um compêndio muito refinado de colagens. O livrinho é como uma lista de anatomia simbólica, com todas as referências sobre as composições. Um tarot mágico. Ah, experimente ler ouvindo Loreena, você pira, pira ainda mais.

    Bacio,

    ResponderExcluir
  2. Pi, tenho o livro, não tenho o deck. Mas viajo na proposta. Normalmente online - no site da Kat, mesmo.
    Bjo.

    ResponderExcluir