Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Decks... novos decks... sempre uma delícia!

Morgan-Greer Tarot
Em julho fui uma mulher privilegiada. 3 decks novos na coleção - e esperando o quarto (hihihi). E como se faz com TUDO isso?

Primeiro, suspiramos!

Depois abrimos o pacotinho com cuidado, tiramos o plastiquinho e...

E que cada um tem um jeito de lidar com isso. Tive uma conversa com umas amigas sobre isso e descobri que cada qual tem um ritual diferente para lidar com deck novo.

Barbara Walker Tarot
Eu gosto de abrir a caixinha, tirar o plástico  e olhar se o deck tem uma cartinha que fala do artista e da ideia do deck, depois eu passo carta por carta, para olhar na carinha de cada uma delas. Aí, eu dou uma olhada no LWB (little white book, livrinho branco) e aí, eu vou num momento maluco de embaralhar... embaralho por muitos minutos, pensando que é um novo companheiro para leituras, para exploração do oráculo. Dou umas cortadas no deck para ver o que ele me mostra, mas sem nada específico... e aí, guardo esperando a primeira oportunidade para fazer uma leitura com ele.

Na conversa que eu tive, eu descobri que as pessoas têm muitos rituais com seus decks. Tem quem embaralha sem olhar e faz uma pequena leitura de como vai ser a relação com aquele deck, a que ele veio... Tem quem deixa o baralho todo aberto no altar... tem quem passe nos elementos (ar, água, fogo e terra)...

E, indo um pouco mais além, descobri que algumas pessoas ainda, têm rituais para quando terminam uma leitura para limpar seus decks... Alguns colocam as cartas todas em ordem... outros, fazem defumação... outros, limpam com um pano de algodão... Eu? Eu embaralho mais e mais.

Wizards Tarot
E, disso de rituais, a última coisa que eu vim pensando é que eu não me importo quando as pessoas mexem nos meus decks, pelo menos quando eu estou olhando. Quero dizer, não sei bem como eu iria lidar se eu visse uma pessoa mexendo nas minhas coisas, mas, em momentos de estudos, leituras e coisas assim, não me importo em compartilhar meus decks de jeito nenhum. Acho que as pessoas têm direito de lidar e de manipular as diferentes ferramentas do oráculo.

E você? O que faz quando ganha/recebe/compra um deck novo?
Pietra

3 comentários:

  1. Eu passei por essa experiencia ontem! O meu Wildwood deck chegou faz umas duas semanas, eu peguei o livreto pra ler, ver a sua historia e seu contexto, mas o baralho em si eu só tive "Coragem" de mexer ontem! A energia dele, pra mim, é muito forte, uma coisa arquetipica tão primitiva, tão crua e tão bem desenhada e expressada que eu não me sinto preparado pra trabalhar com ele ainda! hauuhauha.. esquisito né?! E quanto a rituais, bem, eu não tenho nenhum especifico assim, eu só tenho uma pira de que se por acaso eu ver a ultima carta do deck, eu tenho que reembaralhar tudo novamente. xD

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei o Labirinth Tarot mês passado. Se a pessoa que me dá um deck assim deseja, o primeiro jogo, antes mesmo de eu tomar posse do baralho, é dela. Embaralho, vejo as cartas, faço um joguinho, e abro as cartas na Lua Cheia seguinte...

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre aviso os amigos quando chega um deck novo, assim um deles sempre se apresenta para ter o primeiro jogo. Antes desse jogo, eu tenho um "ritual" de mostrar o deck para todo mundo. Deixo na mão do meu povo, para todo mundo olhar, mexer, fuçar, porque isso gera umas conversas muito interessantes, uns insights sobre o estilo do baralho, sobre os símbolos. Não consigo jogar com um baralho que não tenha sido antes mexido por outras pessoas.

    O único baralho que eu tenho um rtual após as leituras é o Vertigo, por um motivo bem prático. Ele é envernizado de um jeito que deixa todas as marcas de dedo do mundo, ai eu limpo as cartas antes de guardar para ele não parecer um baralho de truco.

    ResponderExcluir