Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mesmo tarot, desenhos diferentes...

Nossa... já faz uns dias que passou... E já estamos cheios de planos para a próxima lol

Na Confraria Brasileira de Tarot, minha palestra era sobre como temos uma oferta tão imensa de decks, com diferentes artistas e com eles, diferentes meios e conceitos... e como isso pode - ou não - mexer na nossa interpretação e na nossa percepção do símbolo. E, a medida com que a palestra foi indo, tanto o Nei Naiff quanto minhas amigas foram colocando suas ideias e a coisa do símbolo crescendo e o entendimento, melhorando.

Minha ideia primeira foi mostrar como é que uma carta aparece em diferentes decks e como os vários autores pensam seus arcanos. E para isso levei 13 decks diferentes para repertoriar minha fala.

Levei deck só com animais, com todos os tipos de gente... Gaian tarot, Shadowscapes, Barbara Walker... de um tudo hihihihi

Livro e carta A Estrela do Shadowscapes.
O arcano que eu sorteei para falar foi A Estrela e eu gostei muito disso, porque esse é sempre um arcano lindamente representado em decks. Fora que ela tem um sentimento leve para ela, o que faz tudo ficar ainda mais gostoso.

E assim, fomos durante a conversa falando de como precisamos nos centrar no que é central para a carta: a Estrela. O que ela é? Qual seu sentido histórico? O que será que ela está fazendo entre os 22 arcanos maiores?

Falamos um pouco sobre A Estrela ser o guia. Porque é olhando para o céu que vemos o Cruzeiro do Sul e sabemos onde o sul é. E pelas estrelas podemos determinar que tempo estamos... e podemos saber para onde ir. E essa compreensão do caminho é o que gera a esperança. Mais que isso ainda, existe a coisa de fazer um desejo... para a primeira estrela que se vê no céu... ou para uma estrela cadente. E quantas pessoas não dizem que os que se vão se tornam estrelas e nos observam e nos orientam do céu?

Talvez A Estrela seja uma carta extremamente poética... talvez ela desperte essa poesia de entendimento que podemos ter sobre ela. Porque ela sempre tem um tanto de água em sua representação, e assim, mexe com os nossos sentimentos.

Sim, a Estrela é um guia das nossas emoções e quando as vemos refletidas na água, no chão, naquela água que está recebendo a mesma dos jarros, é a concretização de tudo aquilo que não podemos alcançar praticamente.

Assim, A Estrela permite que vamos pensando em várias coisas... até chegar nA Estrela do Kitchen Tarot que é o recipiente de ponche, que convida à brindar as alegrias, nos deixa a pensar nessas poesias.

O que ficou fortemente para todos nós ao fim dessa conversa e a observação de todas essas cartas - de novo, 13 decks! - foi que, de tudo, precisamos nos ater ao núcleo do símbolo: tanto historicamente, quanto simbólicamente... e depois olhar os floreios que os artistas se permitem.

E o que é o core dA Estrela? É a luz, a esperança e, principalmente, a orientação. Daí, podemos ir vários lugares...

Na noite sem lua... são as estrelas que marcam o nosso caminho!
Pietra

2 comentários:

  1. ah muito legal seu texto sobre a Estrela! eu ando pensando muito nisso que vc escreveu, sobre as diferentes interpretações que se pode dar para uma mesma cara e confesso que andava meio confusa sobre isso.

    conversando isso com a Carol outro dia, ela tem a mesma opinião que vc.

    legal de ler!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cássia... eu pensei numa conversa que tivemos sobre isso outro dia sobre isso, lembra?
    E acho que temos que manter o core business da coisa... o resto, é perfumaria... vai do gosto do freguês que está lendo!

    ResponderExcluir